Diretrizes para Autores
O Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde não cobra taxas de editoração, submissão e publicação.
- Natureza das colaborações
1.1 - Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde aceita para publicação textos que centrem sua discussão nas áreas das Ciências da Saúde, Saúde Pública e as Ciências Humanas resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates sobre o cenário contemporâneo.
- Idiomas
2.1 - Os textos, em português, espanhol ou inglês devem ser inéditos não estando em avaliação para publicação em outro periódico.
- Identificação do(s) autor(es)
3.1 - No texto não deve conter qualquer identificação do autor e coautores. Esses dados, assim como vínculo institucional, formação e e-mail compõem os metadados, que devem ser preenchidos total e corretamente no momento do cadastro do autor para a continuidade do processo de submissão do artigo. No momento da Submissão do texto em Carregar Arquivo da Submissão, após anexar o manuscrito sem identificação anexar arquivo separado como Metadados.
3.2 - No arquivo separado Metadados (como documento suplementar) deverão constar o título do trabalho; o nome completo do autor ou, quando for o caso, do autor principal e dos (as) coautores (as); um mini currículo de no máximo três linhas contendo a informação da qualificação acadêmica mais alta e a descrição da instituição na qual a obteve; descrição da ocupação e vinculação profissional atual, caso as tenha; a contribuição de autoria; o link de acesso ao perfil dos (as) autores (as) nas plataformas ORCID e Lattes, o endereço de e-mail para contato, conforme exemplo abaixo:
O Processo de Educação Permanente em Saúde em uma Hospital Público de Porto Alegre. Maria Flor da Silva. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Mestrado Profissional em Avaliação de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição. ORCID: https://orcid.org/0ab1-0ab1-0abc-0ab1. Lattes: http://lattes.cnpq.br/00000000000000. E-mail: fulana@gmail.com.
3.3 - Todos (as) os (as) autores (as) e coautores (as) devem ser informados e cadastrados no ato da submissão. Não são aceitas inclusões de coautoria durante ou após o trâmite de avaliação do documento submetido.
- Apresentação dos originais
4.1 - Se uma versão do documento, preliminar, reduzida ou ampliada do texto já foi publicada em outro espaço, isso deve ser informado no momento da submissão, para evitar que o trabalho seja arquivado como “não inédito”.A revisão ortográfica é de responsabilidade dos autores.
4.2 - Os originais devem ser encaminhados pelo site do periódico https://revista.ghc.com.br.
4.3 - Os textos devem ser salvos no formato Word, digitados em espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado, em fonte Times New Roman, tamanho 12.
4.4 - As notas devem vir em notas de rodapé/fim e numeradas sequencialmente.
4.5 - O template da revista está disponível para dowloando clicando aqui.
- Avaliação dos textos
5.1 - Para garantir o anonimato para a revisão, que acontece por pares, os nomes dos autores não devem aparecer no corpo do texto. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação.
5.2 - Todos os dados de identificação dos autores deverão estar digitados nos campos apropriados no sistema de submissão, dessa forma esses dados não devem estar no documento encaminhado.
5.3 - Os originais recebidos serão submetidos a dois pareceristas que emitiram as avaliações. Para a finalização dos documentos, para a publicação, os editores salvaguardam-se o direito de efetuar algumas alterações formais no texto final apresentado.
- Submissão de Artigos
6.1 - Os documentos para a sessão artigos não deverão ultrapassar 25 páginas, espaço entre linhas 1,5, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, formatado para folha A4, incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas e imagens. Deverá conter uma folha de rosto com: 1) título do artigo; 2) resumo entre 7 e 15 linhas; 3) 3 a 5 palavras-chave; 4) título em Língua Inglesa ou Espanhola; 5) abstract ou resumem e 6) keywords ou palabras clave. Documentos encaminhados em língua estrangeira deverão contar obrigatoriamente com título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa.
- Submissão de Produções Técnicas e Diálogo com a Sociedade
7.1 - Os documentos para a sessão produções técnicas e diálogo com a sociedade não deverão ultrapassar 15 páginas, espaço entre linhas 1,5, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, formatado para folha A4, incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas e imagens. Deverá conter uma folha de rosto com: 1) título; 2) resumo entre 7 e 15 linhas; 3) 3 a 5 palavras-chave; 4) título em Língua Inglesa ou Espanhola; 5) abstract ou resumem e 6) keywords ou palabras clave.
- Submissão de Resumos
8.1 - Os documentos para a sessão resumos devem ter entrada única de parágrafo, explicar o tema principal, ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. Deverá constar de: 1) título; 2) resumo entre 7 e 30 linhas (não ultrapassando uma página); 3) 3 a 5 palavras-chave; 4) título em Língua Inglesa ou Espanhola; 5) abstract ou resumem e 6) Keywords ou Palabras clave.
- Resumos
9.1- As palavras resumo, abstract, resumem devem ser grafadas em letra maiúscula, fonte tamanho 10.
9.2 - O texto do resumo deverá ter entre 7 e 30 linhas, ser escrito em fonte tamanho 10, parágrafo único, espaçamento simples.
- Palavras-Chave
11.1 - As palavras-chave deverão ser extraídas do vocabulário estruturado e multilíngue DECS - Descritores em Ciências da Saúde (DECS), desenvolvido pela BIREME - https://decs.bvsalud.org/ ou do Medical Subject Headings, da National Library of Medicine (EUA) (MESH) - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/.
11.2 - Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras.
11.3 - Deverão ser separadas entre si por ponto e vírgula e grafadas com iniciais em letra minúscula.
11.4 - Quando não encontrados descritores adequados para o assunto, poderão ser indicados termos livres.
- Imagens, desenhos, gráficos/tabelas
12.1 - Se o documento contiver ilustrações (imagens, desenhos, gráficos, fluxogramas, organogramas, fotografias, mapas, quadros, entre outros) deverão ser inseridos no interior do texto, precedidos por título e sucedido por indicação da fonte. O título da ilustração deverá aparecer na parte superior, alinhada à esquerda, em tamanho 12, precedida da palavra designativa (figura, gráfico, desenho, entre outros) e número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, indicar a fonte consultada (autor e ano), em tamanho 10, alinhamento à esquerda. Ilustrações elaboradas pelo autor também devem constar a fonte.
12.2 - Lembramos que imagens devem ter autorização de uso de imagem e serem em 300dpi.
12.3 - As tabelas devem ser apresentadas no corpo do texto, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto. Devem seguir as diretrizes do IBGE (1993), disponível no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf. A identificação da tabela deverá aparecer na parte superior, alinhada à esquerda em tamanho 10, precedida da palavra Tabela e número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e do respectivo título. Após a tabela, indicar a fonte consultada (autor e ano), em tamanho 10, alinhada à esquerda inclusive quando elaborada pelo próprio autor. Poderá conter notas. Estas deverão ser digitadas após a fonte. Deverá conter um cabeçalho para indicar o conteúdo das colunas.
- Títulos
13.1- Título em português: em negrito, letras minúsculas, apenas a inicial maiúscula, fonte tamanho 12 (até 15 palavras), alinhamento justificado;
Título em inglês: em negrito, letras minúsculas e apenas a inicial maiúscula, fonte tamanho 10 (até 15 palavras) alinhamento justificado;
Título em espanhol: em negrito, letras minúsculas e apenas a inicial maiúscula, fonte tamanho 10 (até 15 palavras) alinhamento justificado;
13.2- Os títulos das seções textuais devem ser destacados gradativamente, sem numeração, alinhados à esquerda do texto, em letra maiúscula, como é o caso da Introdução, Metodologia, Discussão, entre outros.
13.3- Os subtítulos das seções textuais devem ser escritos em letra minúscula, apenas a letra inicial do subtítulo em letra maiúscula.
13.4- Deixar uma linha em branco entre texto e novo título.
- Citações
14.1 - As citações devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR10520 (2023). O sistema de chamada adotado é o sistema autor-data, ou seja, sobrenome do autor, seguido do ano de publicação e página (quando houver).
14.2 - Citações diretas com até 3 linhas: transcritas no texto, entre aspas duplas. Deverá conter autor, ano e página (quando houver). Para publicações on-line, acrescentar página ou localizador, se houver.
14.3 - Citações diretas com mais de 3 linhas: transcrita em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. Sem aspas e sem itálico. Devem ser precedidas e antecedidas por um espaço de 1,5 entre as linhas. Deverá conter autor, ano e página. Para publicações on-line, acrescentar página ou localizador, se houver.
14.4 - Nas citações diretas, o número da página deve ser precedido pela letra p, em minúsculo, acompanhada de ponto final e espaço (p. 52). Em publicações eletrônicas, o número do localizador deve ser precedido da abreviatura local. (local. 2). Publicações sem paginação coloca-se apenas o ano.
14.5 - Quando houver volume, tomo, seção, devem ser indicados de forma abreviada, antes da página. (Pereira, 2020, v. 3, p. 127).
14.6 - Citações indiretas: acompanhadas de autor e ano, dentro ou fora dos parênteses.
14.7 - O ponto final dever ser usado para encerrar a frase e não a citação.
14.8- Dados obtidos em fontes não publicadas (palestras, discursos, comunicações, entrevistas) devem ser indicados no texto ou em nota.
14.9 - Para autor pessoa física, a indicação de autoria se dará pelo sobrenome do autor, em letras maiúsculas e minúsculas, escrita dentro ou fora de parênteses. Exemplos: (Castro, 2017) ou de acordo com Castro (2017) ….
14.10- Citação com até três autores – separam-se os autores com ponto e vírgula, quando dentro de parênteses e, por vírgula quando estiverem inseridos no texto.
14.11 - Citação com mais de três autores – escreve-se o primeiro sobrenome seguido da expressão “et al.” em itálico. (Fonseca et al., 2015).
14.12 - Autor pessoa jurídica, indicação deve ser feita pelo nome completo ou sigla da instituição, em letras maiúsculas e minúsculas. Siglas devem ser grafadas em letras maiúsculas. A forma escrita na citação e na referência deverá ser a mesma.
14.13- Autor instituição governamental da administração direta, indicação pelo nome do órgão superior ou pela jurisdição a que pertence.
Exemplo 1:
(Brasil, 2022).
Na referência: BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção humanizada na assistência. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022.
Exemplo2:
De acordo com a Secretaria Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde (Brasil, 2020).... Na referência: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Atenção Básica. O SUS no sul do país. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020.
Exemplo 3:
(Grupo Hospitalar Conceição, 2023).
Conforme Grupo Hospitalar Conceição (2023)
Na referência: GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Quem somos. Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.ghc.com.br/default.asp?idMenu=institucional&idSubMenu=1. Acesso em: 15 ago. 2023.
14.14- Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra minúscula após o ano de publicação (Brasil., 2016a); (Brasil, 2016b).
14.15 - Todos os autores citados deverão estar listados nas Referências.
- Referências Bibliográficas
15.1 - As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT, NBR 6023: 2018.
15.2 - Devem ser digitadas com espaçamento simples entre linhas e separadas entre si por um espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12.
15.3 – Segue alguns exemplos de como elaborar referências de livros, artigos de periódicos, legislação, entre outros.
LIVRO
- Até 3 autores:
VALLE, R. T.; GROSSMANN, E.; FERNANDES, R. S. M. Disfunções temporomandibulares: abordagem clínica. Nova Odessa: Napoleão, 2015.
- Mais de 3 autores:
GÓMEZ, A. I. P. et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
- Autor como organizador:
MOREIRA, G.; HADDAD, F.; BITTENCOURT, L. (org.). Recomendações para o diagnóstico e tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono na criança e no adolescente. São Paulo: Estação Brasil, 2013.
- Autor como instituição:
BRASIL. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Gerência de Ensino e Pesquisa. Inquietações pandêmicas: vivências em tempos de Coronavírus. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guideline: nutritional care and support for patients with tuberculosis. Geneva: WHO, 2013.
CAPÍTULO DE LIVRO
PAQUAY, L.; VAN NIEUWENHOVEN, C.; WOUTERS, P. (org.). A avaliação, freio ou alavanca do desenvolvimento profissional? In: PAQUAY, L.; VAN NIEUWENHOVEN, C.; WOUTERS, P. (org.). A avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional de educadores. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 13-38.
SILVEIRA, M. A. M.; MACHADO, P. X. A asma e seus aspectos psicológicos. In: GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Gerência de Saúde Comunitária. Atenção à saúde das crianças e adolescentes com asma. 3. ed. Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2015. p. 69-76.
TRABALHO ACADÊMICO
CECCHINI, A. Avaliação dos fatores epidemiológicos e prognósticos relacionados à craniotomia descompressiva traumática. 2015. Dissertação (Mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015.
SILVA, D. D. F. Entrevista motivacional na prevenção da cárie precoce da infância na atenção primária à saúde. 2015. Tese (Doutorado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
ARTIGO DE PERIÓDICO EM MEIO ELETRÔNICO
Título da revista deverá ser escrito por extenso.
Quando não conseguir localizar o local de publicação do periódico, consultar em: http://portal.revistas.bvs.br/.
Quando houver, deverá ser acrescentado o DOI após o ano de publicação.
CALEGARI, Rita de Cássia; MASSAROLLO, Maria Cristina Komatsu Braga;
SANTOS, Marcelo José dos. Humanização da assistência à saúde na
percepção de enfermeiros e médicos de um hospital privado. Revista da
Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 42-47, 2015. DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000800006. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49nspe2/1980-220X-reeusp-49-spe2-0042.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
SCHWARTZ, Y. Conceituando o trabalho, o visível e o invisível. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, p. 19-45, 2011. Supl. 1. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462011000400002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/HTF7DtBVhZfgVZXqhkPX4Mx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2023.
ARTIGO DE JORNAL
BUBLITZ, Juliana. Mais pressão sobre o devedor, menos dinheiro de volta. Zero Hora, Porto Alegre, 12 mar. 2018. Notícias/Política, p. 6.
TRABALHO EM EVENTO CIENTÍFICO
TEIXEIRA, L. A.; SILVA, G. J.; MARQUES, R. F. A biblioteca como mediadora nas questões sociais: o tráfico de mulheres no Mato Grosso do Sul. no que podemos colaborar? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27, 2017, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza: FEBAB, 2017, p. 37-42.
LEGISLAÇÃO
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. 56. ed. São Paulo: Saraiva, 2020.
BRASIL. Decreto-lei nº 2.481, de 3 de outubro de 1988. Dispõe sobre o registro provisório para o estrangeiro em situação ilegal em território nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 19291-19292, 4 out. 1988.
DOCUMENTO ELETRÔNICO
Para documento eletrônico, deve-se registrar o endereço eletrônico precedido da expressão “Disponível em:” e a data de acesso precedida da expressão “Acesso em:”, seguida do dia mês abreviado e ano.
Quando houver, deverá ser acrescentado o DOI após o ano de publicação.
- Livro:
BRASIL. Ministério da Saúde. Humanização SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília, DF: Ed. Ministério da Saúde. 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf. Acesso em: 27 ago. 2023.
ATENÇÃO básica à saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios. 3. ed. Brasília, DF: Ed. Ministério da Saúde, 2009. p. 43-44. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_az_garantindo_saude_municipios_3ed_p1.pdf. Acesso em: 27 ago. 2023.
- Artigo de jornal:
PROJETO de lei defende obrigatoriedade do teste do pezinho expandido no SUS. Zero Hora, Porto Alegre, 27 maio 2011. Disponível em: http://www.clicrbs.com. br/especial/rs/bem-estar/19,0,3326569,Projeto-de-Lei-defende-obrigatoriedade-do-Teste-do-Pezinho-expandido-no-SUS.html. Acesso em: 18 nov. 2021.
- Informação retirada da Internet:
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Quem somos. Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.ghc.com.br/default.asp?idMenu=institucional&idSubMenu=1. Acesso em: 15 ago. 2023.
INSTITUTO NACIONAL DO CANCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Câncer de estômago. In: INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Tipos de câncer. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer, 2018. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-estomago. Acesso em: 22 ago. 2023.
- Trabalho acadêmico:
SILVA, C. S. O estresse ocupacional e a equipe de enfermagem de urgência/emergência: um olhar para estudos brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/178438. Acesso em: 22 ago. 2023.
- Trabalho apresentado em evento científico:
ZANINI, L. N. et al. Identificação correta do paciente como indicador de qualidade. In: JORNADA CIENTÍFICA DO GHC, 9., 2019, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Grupo Hospitalar Conceição, 2019. Disponível em: https://ensinoepesquisa.ghc.com.br/images/Publicacao/Anais-Jornada-2019.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.
- Legislação:
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 ago. 2023.
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 22 ago. 2023.