Atuação da preceptoria na residência multiprofissional no ambulatório de dor de um Hospital Universitário
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/269776.2.3-9Palavras-chave:
preceptoria, dor crônica, ensinoResumo
Introdução: No Brasil, observa-se uma população de difícil tratamento, são os portadores de dores crônicas. Em 2019, no Hospital Universitário de Juiz de Fora (HU-UFJF/ EBSERH) criou-se o Ambulatório Multiprofissional da Dor (AMD). Durante as avaliações dos pacientes, foi encontrado um número expressivo de pessoas com ideações suicidas. Objetivo: Promover um processo de ensino-aprendizagem, utilizando metodologias ativas, estimulando o aperfeiçoamento profissional dos residentes no tratamento de pacientes com dor crônica e ideações suicidas. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de um projeto de intervenção do tipo Plano de Preceptoria que foi realizado no HU-UFJF/EBSERH. no Ambulatório Multiprofissional da Dor. Os participantes do projeto foram os Residentes Multiprofissionais em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas, envolvendo as áreas de fisioterapia, educação física, nutrição, assistência social e psicologia. A condução do projeto ficou a cargo de duas fisioterapeutas que atuam como Preceptoras. Considerações finais: Este trabalho destaca a necessidade de qualificação na área da residência em saúde em relação à dor crônica no Brasil. Conclui-se que o projeto apresentou uma abordagem abrangente e inovadora para o tratamento da dor crônica, destacando a importância da formação profissional, do enfoque biopsicossocial e do cuidado com a saúde mental dos pacientes e dos profissionais envolvidos.
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