Proposta de ensino de avaliação técnica de licitações de medicamentos baseada em estilos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.29327/269776.2.3-10Palavras-chave:
assistência farmacêutica, educação em saúde, sistema de aprendizagem em saúdeResumo
A atuação do farmacêutico no ambiente hospitalar e em serviços de saúde exige o desenvolvimento de diversas competências. No setor público, a aquisição de medicamentos é uma das principais atividades da gestão da assistência farmacêutica, envolvendo um conjunto complexo de exigências técnicas, legais e administrativas. Considerando a complexidade e a importância da gestão de medicamentos; a necessidade de promover o desenvolvimento de competências necessárias para a aquisição pública de medicamento; e o estilo de aprendizagem de cada aprendiz, o presente estudo objetiva propor um método de ensino para a avaliação técnica farmacêutica de processos licitatórios para aquisição de medicamentos conforme a legislação sanitária e a segurança do paciente, baseado no estilo de aprendizagem do educando. A proposta pedagógica considerou como competência a capacidade de mobilizar diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes para exercer o cuidado e solucionar problemas da prática profissional através da combinação dos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo. Foram selecionadas como ferramentas de ensino texto escrito, podcast, infográfico, teach back e simulação e como metodologias de avaliação teste de múltipla escolha, debriefing, feedback e elaboração de parecer técnico. Buscou-se respeitar as habilidades inatas, os objetivos e os estilos de aprendizagem do educando, além de gerar interesse, mobilizar emoções e estimular o desenvolvimento de competências pelo residente, que serão colocadas a serviço da sociedade.
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