Ações de Educação Permanente no Contexto da Pandemia COVID-19 na Pediatria:
Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/269776.1.1-12Palavras-chave:
Educação Continuada, Segurança do Paciente, Pediatria, Gestão de Riscos, Qualidade da Assistência à SaúdeResumo
Introdução: Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a promoção de ações educativas nos serviços de saúde se tornou ainda mais desafiadora. Por isso, para se adequar ao novo cenário pandêmico, a Gestão de Risco Assistencial e o Núcleo de Educação Permanente de um hospital pediátrico buscaram promover atividades in loco com pequenos grupos, a fim de qualificar a assistência prestada às crianças hospitalizadas. Objetivo: Discorrer sobre a experiência de profissionais na promoção de ações voltadas à educação permanente das equipes de um hospital pediátrico de referência durante a pandemia COVID-19. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Resultados: Diante das adversidades enfrentadas na pandemia, a promoção de ações de educação permanente tornou o cuidado mais seguro para o paciente e para o profissional. Os esforços para capacitar as equipes se tornaram realidade em um cenário que remodelou a lógica dos processos de trabalho e a relação de aprendizagem dos profissionais. Ao todo, as ações promovidas resultaram em mais de 2.500 horas de formação profissional individual. Conclusão: Pouco se tem discutido sobre as potencialidades da educação permanente na atenção terciária além da COVID-19. A experiência da promoção de ações educativas proporcionou a reflexão crítica sobre a realidade institucional e demonstrou que as mesmas são fundamentais para a qualificação do cuidado desenvolvido pelos profissionais de saúde, devendo ser prática contínua na instituição.
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