Desafios da docência a partir de métodos ativos na formação Técnica em Enfermagem
Palavras-chave:
educação técnica em enfermagem, aprendizagem ativa, tecnologia educacional, prática do docente de enfermagemResumo
Introdução: A complexidade do cuidado e as demandas sociais vêm se modificando, exigindo da formação profissional em saúde metodologias adequadas a esses contextos. Para além de formar profissionais, é preciso oportunizar para que sejam sujeitos críticos e transformadores da realidade no exercício do trabalho em saúde. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem proporcionam aos estudantes autonomia e gerenciamento do seu aprendizado que parte de experiências concretas, ativas e criativas. Objetivo: Descrever os desafios da docência no uso de metodologias ativas no curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência dos desafios enfrentados pelas docentes na elaboração, aplicação e avaliação do processo formativo de estudantes do curso técnico em enfermagem através do uso de metodologias ativas. Resultados: As aulas são planejadas utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem que objetivam a aquisição de conhecimento, de modo que valorize o protagonismo do discente e suas experiências vivenciadas, no sentido de incentivá-lo para que assuma uma postura crítico-reflexiva diante do seu fazer. Algumas metodologias: gamificação, World coffee, sala de aula invertida, maquete, mapa mental, intercâmbio com o autor, debate inteligente, quebra-cabeça, prática deliberada de ciclos rápidos em laboratório de simulação, ações comunitárias de saúde e visitas técnicas. Destaca-se a importância da avaliação do método empregado para confirmar se os objetivos propostos foram atingidos a fim de adequações no plano de aula. Conclusão: Apesar dos desafios e das adequações necessárias para a aplicação do método, a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento e a formação dos discentes do Curso Técnico em Enfermagem, incentivando um comportamento crítico e comprometido, que refletiu nas práticas profissionais vivenciadas nos campos de estágio.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Autor e Revista

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.