Desafios da docência a partir de métodos ativos na formação Técnica em Enfermagem

Autores

Palavras-chave:

educação técnica em enfermagem, aprendizagem ativa, tecnologia educacional, prática do docente de enfermagem

Resumo

Introdução: A complexidade do cuidado e as demandas sociais vêm se modificando, exigindo da formação profissional em saúde metodologias adequadas a esses contextos. Para além de formar profissionais, é preciso oportunizar para que sejam sujeitos críticos e transformadores da realidade no exercício do trabalho em saúde. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem proporcionam aos estudantes autonomia e gerenciamento do seu aprendizado que parte de experiências concretas, ativas e criativas. Objetivo: Descrever os desafios da docência no uso de metodologias ativas no curso Técnico em Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência dos desafios enfrentados pelas docentes na elaboração, aplicação e avaliação do processo formativo de estudantes do curso técnico em enfermagem através do uso de metodologias ativas. Resultados: As aulas são planejadas utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem que objetivam a aquisição de conhecimento, de modo que valorize o protagonismo do discente e suas experiências vivenciadas, no sentido de incentivá-lo para que assuma uma postura crítico-reflexiva diante do seu fazer. Algumas metodologias: gamificação, World coffee, sala de aula invertida, maquete, mapa mental, intercâmbio com o autor, debate inteligente, quebra-cabeça, prática deliberada de ciclos rápidos em laboratório de simulação, ações comunitárias de saúde e visitas técnicas. Destaca-se a importância da avaliação do método empregado para confirmar se os objetivos propostos foram atingidos a fim de adequações no plano de aula. Conclusão: Apesar dos desafios e das adequações necessárias para a aplicação do método, a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento e a formação dos discentes do Curso Técnico em Enfermagem, incentivando um comportamento crítico e comprometido, que refletiu nas práticas profissionais vivenciadas nos campos de estágio.

Biografia do Autor

Carolina Melo Römer, Hospital Nossa Senhora da Conceição

 Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Dutra Russo, Hospital Nossa Senhora da Conceição

Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MBA em Auditoria em Saúde pela UNINTER. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas - FAECH/Faculdade Ibra de Brasília - FABRAS.

Cecilia Biasibetti Soster, Hospital Nossa Senhora da Conceição

Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS do Grupo Hospitalar Conceição. Docente no Curso Técnico em Enfermagem/Escola GHC.

Dinara Dornfeld, Hospital Nossa Senhora da Conceição

Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem/UFRGS. Docente no Curso Técnico em Enfermagem/Escola GHC; Coordenadora dos Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica e em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança.

Michele da Rosa Ferreira, Hospital Nossa Senhora da Conceição

Mestra em Avaliação e Produtos de Tecnologias em Saúde pelo Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde - Grupo Hospitalar Conceição. Especialista em Neonatologia. Responsável Técnica e Docente no Curso Técnico em Enfermagem/Escola GHC.

Publicado

2024-02-23

Como Citar

MELO RÖMER, C.; DUTRA RUSSO, A.; BIASIBETTI SOSTER, C.; DORNFELD, D.; DA ROSA FERREIRA, M. Desafios da docência a partir de métodos ativos na formação Técnica em Enfermagem . Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde, v. 4, n. Sup. 01, p. 03-04, 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Resumos XIII Jornada Científica do GHC e V Jornada Gaúcha de Pesquisa em Saúde