Superfícies redistribuidoras de pressão na prevenção de lesão por pressão em pacientes críticos pediátricos
Palavras-chave:
lesão por pressão, unidades de terapia intensiva pediátrica, prevenção de doenças, avaliação de tecnologia biomédica, superfícies especiais de manejo de pressãoResumo
As superfícies especiais de manejo de pressão (SEMP) são tecnologias em saúde de ação preventiva para lesão por pressão (LP). Nesta dissertação objetivou-se identificar, mapear e sintetizar o uso dessas tecnologias, conhecendo suas características, variações e resultados na prevenção de LP em pacientes críticos pediátricos. O Produto 1 oriundo de uma revisão de escopo baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute e os critérios do PRISMAScR, selecionou estudos publicados em português, inglês e espanhol, sem limite de tempo, independentemente do tipo de estudo. A estratégia de busca empregou descritores DeCS/MeSH nas bases de dados Medline/PubMed, Embase, BVS e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A busca resultou em 192 obras, após exclusões de duplicatas restaram 150 textos revisados independentemente por dois pesquisadores. Da leitura de títulos e resumos restaram 40 trabalhos que, após a leitura na íntegra, foram selecionados para a amostra final 20 artigos com 46.382 participantes. Desses, 45% são produção de norte-americanos, constatando que pacientes críticos de 0 a 4 anos têm maior risco de desenvolverem LP em região occipital; colchões de espuma com sobreposições estáticas mistas ou dinâmicas em combinação com bundle de cuidados preventivos são mais eficazes e econômicas do que superfícies de baixa perda de ar e ar alternado, apesar de serem utilizados em adultos. Superfícies de apoio (SA) em gel macio são efetivas quanto à prevenção de LP. Produto 2: uma proposta de SEMP em formato retangular confeccionado com gel transdutor destinado à prevenção de LP em região occipital. Conclui-se que a SA em gel macio desponta como uma alternativa na prevenção de LP em pacientes críticos pediátricos. Os enfermeiros são responsáveis por avaliar preditivamente a pele do paciente, indicar e executar o uso de SEMPs associadas a um conjunto de boas práticas para prevenir lesões evitáveis e frequentes, com intervenções apoiadas em evidências científicas em benefício dos pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS.

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Autor e Revista

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.