Desenvolvimento de biossensores nanoestruturados de óxido de nióbio para identificação de infecção por hpv, principal agente etiológico causador do câncer cervical

Autores

Palavras-chave:

biossensor, teste diagnóstico, HPV

Resumo

O diagnóstico precoce de doenças tem importância na saúde da população e possibilita o tratamento de doenças em estágios precoces. Porém, diversas doenças possuem grande prevalência pela falta de agilidade diagnóstica. Neste contexto, se destaca o câncer de colo de útero. Neste estudo pretendemos criar como produto técnico um novo método de diagnóstico do agente viral causador do câncer de colo uterino, elaboração de patente para depósito e construção de relatório técnico sobre a acurácia do biossensor. O Papiloma vírus humano (HPV) é a principal causa do câncer de colo de útero. A pesquisa de lesões causadas pelo HPV é realizada com exame citológico, contudo não possui grande sensibilidade e reprodutibilidade, quando comparado a métodos moleculares, que identificam o DNA viral com alta sensibilidade. A utilização de biossensores eletroquímicos, dispositivos que detectam a presença e quantidade de um analito biológico, tem ganhado destaque. Suas vantagens são a portabilidade, sensibilidade, agilidade do resultado e facilidade de uso. O óxido de nióbio tem chamado a atenção devido às suas propriedades para realização do biossensor. O objetivo do projeto é desenvolver um biossensor eletroquímico para diagnóstico precoce de HPV, com possibilidade de uso para outros diagnósticos. Inicialmente será realizada a prototipação do biossensor e posteriormente o teste de acurácia do mesmo. As amostras clínicas serão coletadas, armazenadas e utilizadas na validação do biossensor em comparação com o método padrão ouro (PCR). Estima-se um total de 62 indivíduos de pesquisa para o estudo. O projeto foi enviado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do GHC, conforme parecer CEP/GHC n.: 6.075.848 de 23 de maio de 2023.

Biografia do Autor

Gabriela Büchner, PPGATSUS GHC

Médica pela Universidade Federal de Pelotas. Ginecologista e Obstetra e pós-graduada em Oncologia Pélvica e Endoscopia Ginecológica pela PUCRS. Mestranda em ATSUS pelo GHC 2023-2025. Coordenadora da Saúde da Mulher do Município de Campo Bom.

Fernando Anschau, PPGATSUS GHC

Doutor e Mestre em Medicina e Ciências da Saude pela PUCRS. Mestre em Produçao e Avaliaçao de Tecnologias no SUS pelo GHC. Pos Doutorando em Neurociências pelo ICBS da UFRGS. Professor da ESMED PUCRS e do Mestrado ATS do GHC.

 

Publicado

2024-02-23

Como Citar

BÜCHNER, G.; ANSCHAU, F. Desenvolvimento de biossensores nanoestruturados de óxido de nióbio para identificação de infecção por hpv, principal agente etiológico causador do câncer cervical. Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde, v. 4, n. Sup. 01, p. 11-12, 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Resumos XIII Jornada Científica do GHC e V Jornada Gaúcha de Pesquisa em Saúde