Noções de Experiência e Implicações para a Educação em Inovação e Saúde

Autores

Palavras-chave:

acontecimentos que mudam a vida, tecnologia da informação, educação em saúde

Resumo

A disseminação das tecnologias de informação (TICs) e comunicação viabilizou a emergência da noção de experiência do usuário, esta entendida como as percepções e as respostas do usuário que ocorrem antes, durante e após o uso de determinado sistema interativo. A experiência do usuário contempla emoções, opiniões, percepções, conforto, comportamentos e realizações. Tal compreensão suscita a necessidade de todos aqueles que planejam, desenvolvem, indicam ou utilizam ambientes interativos compreenderem a noção de experiência e refletirem sobre as suas distintas implicações. Então, o que se concebe por experiência? A partir desta questão, o presente trabalho objetivou compreender a noção de experiência e relacionar algumas implicações para o campo da “Educação em Inovação e Saúde”. Configura-se pesquisa qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica. Os textos utilizados incluem intencionalmente autores que caracterizam concepções de “experiência”. Os resultados indicam que o termo “experiência” é polissêmico e utilizado em distintos campos do saber. Pode estar associado a eventos planejados ou não planejados. A mesma situação pode suscitar experiências distintas para pessoas diferentes. Sistematicamente, remete a modificações da pessoa que experimenta algo, mudanças essas que afetarão o modo como vivenciará experiências futuras. As experiências podem ser percebidas como positivas ou negativas. Para concluir, entende-se que a compreensão de distintas noções de experiência pode contribuir para qualificar as ações de “Educação em Inovação e Saúde”, assim como em outros campos de atuação, sejam eles mediados por TICs ou não. Ademais, aspectos da noção de experiência poderão ser mais ou menos relevantes de acordo com a posição do sujeito e com as suas características.

Biografia do Autor

Rodrigo de Oliveira Azevedo, Hospital Nossa Senhora da Conceição

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Técnico em Educação no Grupo Hospitalar Conceição. 

Publicado

2024-02-23

Como Citar

OLIVEIRA AZEVEDO, R. DE. Noções de Experiência e Implicações para a Educação em Inovação e Saúde. Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde, v. 4, n. Sup. 01, p. 32-33, 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Resumos XIII Jornada Científica do GHC e V Jornada Gaúcha de Pesquisa em Saúde