Noções de Experiência e Implicações para a Educação em Inovação e Saúde
Palavras-chave:
acontecimentos que mudam a vida, tecnologia da informação, educação em saúdeResumo
A disseminação das tecnologias de informação (TICs) e comunicação viabilizou a emergência da noção de experiência do usuário, esta entendida como as percepções e as respostas do usuário que ocorrem antes, durante e após o uso de determinado sistema interativo. A experiência do usuário contempla emoções, opiniões, percepções, conforto, comportamentos e realizações. Tal compreensão suscita a necessidade de todos aqueles que planejam, desenvolvem, indicam ou utilizam ambientes interativos compreenderem a noção de experiência e refletirem sobre as suas distintas implicações. Então, o que se concebe por experiência? A partir desta questão, o presente trabalho objetivou compreender a noção de experiência e relacionar algumas implicações para o campo da “Educação em Inovação e Saúde”. Configura-se pesquisa qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica. Os textos utilizados incluem intencionalmente autores que caracterizam concepções de “experiência”. Os resultados indicam que o termo “experiência” é polissêmico e utilizado em distintos campos do saber. Pode estar associado a eventos planejados ou não planejados. A mesma situação pode suscitar experiências distintas para pessoas diferentes. Sistematicamente, remete a modificações da pessoa que experimenta algo, mudanças essas que afetarão o modo como vivenciará experiências futuras. As experiências podem ser percebidas como positivas ou negativas. Para concluir, entende-se que a compreensão de distintas noções de experiência pode contribuir para qualificar as ações de “Educação em Inovação e Saúde”, assim como em outros campos de atuação, sejam eles mediados por TICs ou não. Ademais, aspectos da noção de experiência poderão ser mais ou menos relevantes de acordo com a posição do sujeito e com as suas características.

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