Afinal, o que é autonomia? Uma visão segundo familiares e cuidadores de crianças e adolescentes acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/269776.2.4-4

Palavras-chave:

Autonomia pessoal, Saúde mental, Saúde do adolescente, Terapia ocupacional, Sistema Único de Saúde

Resumo

Introdução: A partir dos anos 70, movimentos como a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as reformas na saúde mental levaram à criação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSi), focados na substituição do cuidado manicomial. Esses centros utilizam o Projeto Terapêutico Singular (PTS) para promover a autonomia dos usuários, tendo a Terapia Ocupacional desempenhando um papel crucial na promoção da participação e qualidade de vida. Objetivo: Investigar o entendimento sobre o tema autonomia que os pais e cuidadores têm em um CAPSi do interior do estado do Rio Grande do Sul. Métodos: Trata-se de uma pesquisa-ação, seguindo um modelo qualitativo, e classifica-se de acordo com seus objetivos como descritiva e exploratória. Resultados: O estudo contou com a participação de sete familiares e cuidadores, divididos em dois grupos focais. Os resultados destacaram a relação da visão de autonomia com atividades de vida diária e atividades sociais, a dificuldade no ensino de habilidades inerentes ao processo de autonomia, o estigma como presença constante na vivência das crianças e adolescentes e sua interferência negativa no ganho de autonomia e no aprendizado. Conclusão: Constatou-se que a autonomia é associada a atividades realizadas de forma independente e envolve aspectos cognitivos, afetivos e contextuais. Destacou-se a necessidade de maior atenção à voz da população infantojuvenil nas pesquisas, além da importância de ser reafirmado o uso de ferramentas históricas como o Projeto Terapêutico Singular (PTS) nos serviços de saúde mental.

Biografia do Autor

Ligia Zorzi Poll, Universidade Franciscana

Especialista em Saúde Mental pelo Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Franciscana. Terapeuta Ocupacional na Secretária de Saúde de Santa Maria-RS.

Carine Baldicera De Grandi, Universidade Franciscana

Possui graduação em Letras pela Universidade Franciscana (UFN) (1998) e graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Franciscana (UFN) (2011). Mestre em Saúde Materno-Infantil, (UFN) (2018). Docente e Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

ZORZI POLL, L.; BALDICERA DE GRANDI, C. Afinal, o que é autonomia? Uma visão segundo familiares e cuidadores de crianças e adolescentes acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde, v. 4, n. 2, p. 33-55, 20 dez. 2024.