Entre microfonias, afetos e pandemia

carta sobre um grupo por teleatendimento em um Centro de Atenção Psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/269776.2.1-14

Palavras-chave:

serviços comunitários de saúde mental , habilidades sociais, COVID-19

Resumo

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde mental comunitário que atua de forma interdisciplinar visando a reabilitação e reinserção de pessoas com sofrimento psíquico intenso. Considerando o perfil de usuários do CAPS, que apresentam perda de funcionalidade e autonomia, e vínculos interpessoais empobrecidos, desenvolver ou ampliar o repertório de habilidades sociais mostra-se de suma importância no tratamento multidisciplinar. A pandemia de COVID-19 demandou a adoção de medidas de proteção e segurança nos serviços de saúde, incluindo a realização de grupos terapêuticos por teleatendimento no CAPS. Este artigo objetiva relatar as inquietações de uma profissional co-coordenadora de um grupo de treinamento de habilidades sociais realizado por teleatendimento em um CAPS II, retratando também as modificações em sua condução demandadas pela pandemia. O grupo realizado de forma on-line demonstrou ser mais uma ferramenta disponível para o cuidado em saúde mental. Considerando as dificuldades de interação e ansiedade social, a realização de intervenções de forma virtual mostrou-se um facilitador para usuários com este perfil. Espera-se que esta possa ser a porta de entrada para maior participação dos usuários que possam progredir para encontros presenciais quando o contexto social permitir.

Biografia do Autor

Antonella Cabrini de Lima, Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS

Psicóloga. Residente no Programa Saúde Mental da Residência Integrada Multiprofissional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Juliana Unis Castan, Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS

Psicóloga. Mestre em Counseling and Personnel Services pela University of Maryland, College Park, EUA. Especialista em Psicologia Hospitalar e em Avaliação Psicológica pelo CFP. Psicóloga contratada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Referências

BRASIL. Portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 dez. 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt3088_23_12_2011_rep.html. Acesso em: 24 jun. 2021.

CORDIOLI, A. V.; GREVET, E. H. Psicoterapias: abordagens atuais. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

JUNGES, N.; PEREIRA, F. P.; CASTAN, J. U. Grupo de treinamento de habilidades sociais em um Centro de Atenção Psicossocial. Barbarói, Santa Cruz do Sul, v. 56, p. 246-260, 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/download/12258/8870. Acesso em: 24 jun. 2021.

Publicado

2022-06-30

Como Citar

CABRINI DE LIMA, A.; UNIS CASTAN, J. Entre microfonias, afetos e pandemia: carta sobre um grupo por teleatendimento em um Centro de Atenção Psicossocial. Cadernos de Ensino e Pesquisa em Saúde, v. 2, n. 1, p. 204-207, 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Diálogos com a Sociedade