A Pandemia de COVID-19 e a mudança de paradigma na difusão da educação em saúde:
Relato de experiência do projeto Saúde Bucal Itinerante
Palavras-chave:
Mídias sociais, Webcast, Comunicação, Acesso à informação, Promoção em saúdeResumo
O presente trabalho visa relatar as experiências das atividades de extensão do projeto “Saúde Bucal Itinerante” (SABI) e as mudanças implementadas nas estratégias de trabalho diante da pandemia de COVID-19. As atividades do projeto SABI compreendiam ações de educação e promoção de saúde em comunidades na região metropolitana de Belém-PA. Devido à pandemia, o perfil virtual do projeto criado em uma rede social (@saudebucalitinerante) passou a ser mais intensamente utilizado, visando dar continuidade às ações educativas por meio de ilustrações e textos em mídia digital. A mudança de padrão de abordagem para difusão da educação em saúde permitiu que os acadêmicos do projeto SABI desempenhassem suas atividades educacionais e sociais, sendo capazes de alcançar pessoas de diversas localidades e idades, mesmo diante da necessidade de distanciamento social, impactando positivamente todos os envolvidos. Desta forma, após esta experiência, mesmo com a volta das atividades presenciais para as comunidades locais, pretende-se manter ativo o formato virtual de educação em saúde, por sua ampla capacidade de difusão de informações.
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